quarta-feira, 18 de julho de 2012

Encontro de Interlocutores do PróSinos no Município de Portão

Texto e fotos: Débora Cristina Schilling Machry*
    
O encontro de interlocutores da Bacia Hidrográfica dos Sinos, aconteceu dia 12 de julho de 2012, em Portão, das 8h30 às 12h, na avenida Brasília, na CICS.
Os interlocutores presentes no encontro eram das cidades de Parobé, Cachoeirinha, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Nova Santa Rita e São Leopoldo. Cada interlocutor recebeu uma sacola reciclável com encartes explicativos sobre o trabalho desenvolvido na cidade de Portão e uma sugestão de suporte para papel que foi desenvolvido pelo Coletivo Educador da mesma cidade.
Primeiramente a interlocutora de Portão deu boas vindas aos presentes, apresentou o trabalho desenvolvido na sua cidade na Educação Ambiental. Solicitou à Daiandra M. Brocher, Técnica Florestal para que divulgasse e explicasse a proposta educacional do Horto Florestal da sua cidade.
Júlio Dornéles participou com esclarecimentos para os municípios sobre o atendimento imediato para as necessidades e ou dúvidas. Falou sobre o site do PróSinos que tem informações on line sobre a transparência das ações desenvolvidas até agora pelo Consórcio.
Foi apresentado um portal de agenda 21 para que cada município consorciado da Bacia Hidrográfica dos Sinos divulgue e socialize suas práticas socioambientais sustentáveis. O portal é mais uma iniciativa para que as boas ideias sejam multiplicadas e copiadas. O endereço eletrônico é  agenda21sinos.blogspot.com.brNa ocasião foi agendada a reunião da Comissão para organizar o Seminário de Agenda 21 nos dias 12 e 13 de novembro de 2012. Todos os interlocutores podem participar desta Comissão. Na reunião as cidades que se prontificaram foram: Esteio, Campo Bom, Portão, São Leopoldo, Estância Velha e Dois Irmãos. O encontro ficou agendado para o próximo dia 18 de julho, às 9hs na Sede do Consórcio PróSinos.
O grupo foi convidado a visitar da Exposição de Trabalhos na cidade de Portão. Muitos trabalhos foram admirados pela originalidade. O que chamou a atenção foram os móveis descartados para o lixo. Impressionante, geladeira, televisão de plasma, computadores, impressoras, tapetes... resíduo e mais resíduo.
O encontro foi muito esclarecedor e contribuiu em muito para a Educação Ambiental da Bacia dos Sinos. 

* Débora é Interlocutora de São Leopoldo e Supervisora-Referência da Educação Ambiental da SMED

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Encontro do Coletivos de Interlocutores do Programa de Educação Ambiental em Portão

Na manhã de quinta-feira, 12 de julho, os interlocutores do Consórcio Pró-Sinos reuniram-se na CICS (Câmara da Indústria, Comércio e Serviços), na cidade de Portão, para a troca de experiências entre os municípios que fazem parte do projeto de educação ambiental/Pró-Sinos. O encontro também reuniu secretários, biólogos e professores para debater o andamento dos projetos.
O secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Délcio da Silva, recebeu a todos colocando a importância do encontro deste coletivo, que ocorre mensalmente na 2° quinta-feira de todo mês. Em seguida, a interlocutora de Portão, Mariza Braga, fez uma breve apresentação acerca das atividades do coletivo educador de Portão, bem como, a técnica florestal, Daiandra Maria Brocher, comentou sobre as atividades do Horto Florestal, plano realizado pelos alunos da Escola Estadual Portão Velho. Houve também a distribuição de sacolas ecológicas, folders educativos e a troca de experiências de cada município que posteriormente serão multiplicadas pelos mesmos.
A diretora da SW Propaganda, Simone Schlindwein, mostrou o funcionamento do blog da Agenda 21, que será alimentado pelos interlocutores, divulgando os projetos ambientais de cada município consorciado. Em seguida, os participantes foram convidados a visitar a Mostra Pedagógica de Meio Ambiente, espaço montado somente com resíduos, aparelhos eletrônicos e móveis descartados na natureza.

 Cristiane Hermann e Claudi Streb
                                                 
                                             Caroline Helena Ost da Motta e Daiana Bocker

                                                        Angela Muller e Dalmira Casagrande
                                                  Rejane Adzjuver e Ivana Soligo Collet
Manoel |Ribeiro e Adriana Roveda Cornelius

Mauricio Prass, diretor do Pró-sinos

Marisa Braga, Marco Ries e Samanta Muller Nunes


Julio Dorneles, coordenador da Famurs
O secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Délcio da Silva


quinta-feira, 5 de julho de 2012

2º Encontro do Coletivo Educador Ambiental – Saberes e suas Multiplicações

Texto e fotos: Supervisora-Referência da Educação Ambiental da SMED e Interlocutora do PróSinos


Nosso encontro bimestral  aconteceu dia 26 de Junho, no auditório da E.M.E.F. Profª Mª Gusmão Britto, das 13h às 17h, e iniciou com a entrega de certificados do 1º curso de Comvidas com o Coletivo Jovem do Rio Grande do Sul. A interlocutora do PróSinos conversou com o grupo sobre a necessidade de criarmos em cada escola ou entidade uma Comissão de Meio Ambiente (COMVIDA) formada por participantes do ensino formal e não formal, sensibilizados com os problemas socioambientais de suas comunidades. Segundo o Ministério da Educação, o número de integrantes deve ser no máximo 15.

O trabalho desenvolvido por uma Comissão de meio ambiente é baseado na Agenda 21.  A oficina para formar uma Comvida, o convite, como, porquê fazer... todos os passos estão disponíveis no portal da smed em download no Coletivo Educador (www.portalsmedsl.com.br).

Agenda 21 é uma organização elaborada por um coletivo para elencar o(s) problema(s) que estão precisando soluções sustentáveis. É uma prática que prioriza a união de todos para melhorar o ambiente, os ecossistemas e assim termos qualidade de vida para todos os seres vivos. Para isso elaboram-se calendários, ações e se delegam funções de maneira planejada, orientada e antecipada.

Estará disponível um site de agenda 21 no portal do consórcio Prósinos, para que sejam publicadas projetos de todos os 26 municípios consorciados da Bacia Hidrográfica dos Sinos. O Coletivo de São Leopoldo já tem duas publicações.

Débora Machry também lembrou que até 2014 todos os  municípios do Brasil  devem possuir e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.  Em São Leopoldo há  um grupo responsável pela elaboração do PMGIRS (Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos) formado por secretarias do governo bem como EMATER e SEMAE. Este grupo, ao qual a interlocutora faz parte, solicita a participação de um grupo Comunitário para colaborar com este projeto socioambiental .

O Coletivo Educador Ambiental de São Leopoldo foi sensibilizado para juntos elaborarmos um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos nas escolas. Na ocasião foi pensado e elaborado um memorando que será enviado às escolas e parceiros com o objetivo de mapear atividades do dia-a-dia da escola ou comunidade no que diz respeito ao destino de cada tipo de resíduo produzido para que criemos estratégias municipais e assim contribuirmos efetivamente no Plano.

A Secretaria de Educação recebeu uma doação de revistas da Editora Projetos com artigos que norteiam a prática pedagógica da Educação Ambiental na escola e nas entidades. Esta foi entregue para cada professor-referência da Educação Ambiental participante do encontro.

Fomos brindados com o teatro da EMEF Santa Marta, 14h30 às 15h30: cuja responsável é professora Sandra Grohe.

O teatro foi baseado no livro: Vamos Abraçar o Mundinho da autora - Ingrid  Biesemeyer Bellinghausen.


Segundo professora Sandra “Os alunos da turma 5A3 levam muito a sério suaresponsabilidade socioambiental. Desde 2011 os alunos do Comvidas buscam sensibilizar de alguma maneira a escola, a comunidade, para o cuidado com o meio ambiente, principalmente o cuidado com o Arroio da Manteiga.

Professora Sandra se emocionou e disse que tem muito orgulho dos seus alunos e das suas práticas sustentáveis. Mais de cem pessoas aplaudiram efusivamente o teatro.



O Departamento de Educação Ambiental do SEMAE apresentou um teatro na nova caixa cênica para que as escolas utilizem em sala de aula. A dramatização foi desenvolvida por estagiários que apresentam nas escolas desde que previamente agendadas.  

Alda Beatriz Fortes socializou fotos e vivências de sua participação na Rio +20, que aconteceu no mês de junho intitulado “Relato fotográfico da cúpula dos povos”.

O próximo encontro do Coletivo mudou de data, foi antecipado para dia 23 de agosto. O motivo foi por que faremos uma saída de campo até o Aterro Sanitário de nossa cidade. O dia para visitação orientada só poderia ser dia 23. O grupo que vai elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos necessita entender e visualizar os destinos do resíduo sólido para criar maneiras de gerenciar o resíduo na escola.Também ficou combinado que na visitação teremos a apresentação do que tem feito o grupo que elabora o PMGIRS. 

Nosso lanche foi muito variado. Os nossos encontros estão cada vez melhores. Professora Jordana M. de M. Soares da EMEF José Grimberg trouxe recursos didáticos e jogos feitos de sucata para socializar além de mudas de capuchinha para nossa troca solidária.



Profª Débora Machry trouxe uma bergamota cujas sementes vieram do Japão para ser saboreada. Foram entregues os livros de agenda 21 aos membros que não haviam recebido no encontro anterior (ver o texto publicado no portal).

Para finalizar nossa reunião com chave de ouro, Caco, apelido de Ricardo Rocha ensinou e fizemos uma sacola de jornal a partir de um passo-a-passo. Caco falou conosco sobre suas preocupações com o consumo irresponsável e também sorteou sacolas de jornal e niqueleiras feitas de caixa de leite entre os presentes. Estará disponível em download no portal da smed, no Coletivo Educador, a apresentação feita pelo oficineiro.



Foi um encontro emocionante e cheio de ideias e propostas sustentáveis possíveis.