Em São Leopoldo, na Escola Municipal Jorge Germano Sperb, alunos do ensino fundamental arregaçam as mangas quando o assunto é meio ambiente. Para ajudar a conscientizar a comunidade escolar e moradores do bairro Campestre sobre a importância de preservar os recursos naturais, em especial, uma das principais fontes de água da região, o Rio dos Sinos, a garotada envolve-se em diferentes ações socioambientais. Desde 2006, a escola promove o projeto Fiel Resíduo Sólido, que compreende iniciativas como limpeza do arroio Kruse, que fica próximo à escola; palestras de sensibilização; recreio reciclado e a rádio Caída 81.5, que agita os intervalos da garotada com informações ambientais.
Para definir as ações e avaliar o andamento do trabalho, a escola criou uma Agenda 21. “Com esse trabalho, queremos compartilhar informações e gerar uma mudança de atitude”, diz a professora responsável pelo projeto, Débora Schilling Machry. Os alunos das séries iniciais que participam do projeto são chamados de Soldadinhos da Natureza. “Precisamos cuidar do que é nosso”, disse a pequena Ingrid Monique dos Reis, 6 anos.
NA PRÁTICA
A ação - Alunos do projeto Fiel Resíduo Sólido realizam caminhadas até o arroio Kruse para verificar as condições das suas margens e da água.
Registro - O grupo faz um levantamento dos pontos mais críticos para ser apresentado aos demais alunos. Eles fotografam e anotam os tipos de materiais que foram jogados no ambiente, como garrafas Pet, latas e sacolas plásticas.
Palestra - Depois, os soldadinhos ambientais têm o papel de relatar a situaçãoque viram com os demais alunos e propor ações para a mudança de atitude dos moradores, como caminhadas de conscientização pelas ruas do bairro.
Recreio - Para reaproveitar os materiais reciclados que foram encontrados no arroio, os alunos criam brinquedos e instrumentos musicais, como é o caso do tambor de lata que movimenta o Recreio Reciclado da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário