segunda-feira, 25 de junho de 2012

Encontro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente- Com-vidas na Escola

 Texto e fotos: Débora Cristina Schilling Machry Supervisora Referência da Educação Ambiental da SMED e Interlocutora do PróSinos  

Aconteceu no dia 11 de maio, na EMEF Profª Mª Gusmão Britto, nos turnos da manhã e tarde,o Encontro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente para uma formação em parceria com o Coletivo Educador Ambiental da SMED e 2ª  Coordenadoria Regional de Educação-2ª C.R.E..


Estiveram reunidos 30 participantes no evento de Agenda 21. Entre os participantes estavam presentes 10 alunos da COM-VIDAS da EMEF Germano Sperb e 20 professores da Rede Municipal e Estadual de Educação.


 COM-VIDA é uma Comissão de Meio ambiente, é um  Convite para participar e cuidar da natureza, dos ecossistemas, elaborada e criada por jovens delegados durante a Conferência de Infanto-Juvenil do Meio Ambiente em 2003.
Esta formação é uma Pós-Conferência da III CNIJIMA ( Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente)-Vamos Cuidar do Brasil. Esta formação na EMEF Gusmão de Com-vidas ocorre por conta da participação da EMEF Germano Sperb em 2008, na referida Conferência acima, que enviou à Brasília um Delegado Jovem para defender a responsabilidade socioambiental da escola situada no Bairro São Cristóvão, Campestre.
Débora Cristina Schilling Machry, professora da EMEF Germano Sperb, que organizou a Conferência em 2008 na Escola e inscreveu a responsabilidade socioambiental selecionada recebeu o CD com toda o material da formação e se comprometeu com os participantes para multiplicar a oficina deste encontro no portal da SMED: www.portalsmedsl.com.br.


Sabrina Amaral, Bióloga, especialista em Educação em Ambiental, Mestre em Educação e Carolina Willers, também Bióloga, Professora de séries finais no Município de Párobé, ambas membros do Coletivo Jovem de Meio Ambiente,  fizeram a formação e Oficina sobre COM-VIDAS.
Este encontro tem o objetivo de fomentar uma COM-VIDA na Escola que é um espaço estruturante e que também promove intercâmbio de saberes e experiências entre as escolas e comunidade ( estudantes, professores, pais, funcionários, conselho escolar, comunidade) . É espaço para que os jovens somem esforços para as outras organizações da escola como Grêmio Estudantil, APM, conselhos, trazendo a educação Ambiental para todos os membros da escola. Todos são responsáveis
A COM-VIDA é aberta a formação de um colegiado e não de uma única mas de várias  turmas de alunos da escola.  Podem se formar mais de uma Comissão na Escola. Composta por 15 participantes, número sugerido pelo Ministério da Educação. Através de convite, com representação de membros de toda escola, a COM-VIDAS é formada por pessoas interessadas e comprometidas com a temática ambiental, que não é responsabilidade apenas da disciplina de Ciências.
As COM-VIDAS tem acordos de convivência para agir coletivamente.
Os objetivos da Comissão são:
Construir a agenda 21 da Escola; Realizar conferências de meio ambiente;
Implementar as deliberações das Conferências de Meio Ambiente e Colocar a mão-na-massa  para agir sobre/nas questões práticas da realidade que cerca o ambiente escolar e comunitário...
Agenda 21, pode ser definida como uma agenda organizada de melhorias para pensar o século 21 com auto-sustentabilidade.
Existem passos para se desenvolver este processo. A 1ª etapa é o Diagnóstico, e assim como o médico faz ao ver o paciente não é diferente quando se pensa sobre a Agenda 21. Necessidade urgente do momento, a partir da caracterização das potencialidades e problemas. Para isso é necessário a integração e participação ativa socioambiental consciente, eficiente, responsável sobre as demandas e tomadas de decisão.  Significa que todos são importantes igualmente, as decisões são coletivas, participativas, e podem ser investigadas através de pesquisa–questionário ambiental, da pegada ecológica ambiental  para calcular o gasto ambiental e do Green Map.
A Agenda 21 não trabalha com apenas e exclusivamente com prevenção apenas mas sim com a solução de problemas.
A Oficina de Futuro, foi trabalhada com o grupo no turno da tarde. É mais uma metodologia para trabalhar o Diagnóstico. Possui as seguintes etapas:


A árvore dos sonhos, As pedras do Caminho, o Jornal Mural e o Plano de Ação que é a COM-VIDAS para AÇÃO.
O grupo apresentou suas produções e saiu fortalecido deste encontro, disposto e animado para desenvolver a Comissão do Meio Ambiente na escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário