Educação
Popular através da AGENDA 21
Texto Bióloga, Supervisora- Referência
da Educação Ambiental da SMED, Interlocutora do Consórcio da Bacia Hidrográfica
dos Sinos-Pró sinos São Leopoldo : Débora Cristina Schilling Machry
Para pensar e agir coletivamente são necessárias diferentes maneiras de
encontrar respostas para os desafios diários .
A agenda 21, é uma ferramenta que concebe o currículo formal e
não-formal como um conjunto planejado e programado de práticas socioambientais,
culturais, econômicas, éticas, étnicas, e etc .
No nosso dia-a-dia, quando
agendamos nossas tarefas queremos com isto nos organizar. Planejando,
destinando horários, podemos cuidar de nossa alimentação, estudos, compromissos
de trabalho assim por diante. Desta maneira conseguimos nos emancipar, termos
controle sobre nossas responsabilidades e até podemos monitorar, avaliar e
avançar em nossas conquistas e avanços.
Na Rio 92, 179 países assinaram uma agenda 21 para garantir através de
suas responsabilidades socioambientais sustentáveis um modelo de
desenvolvimento que deveria resultar na melhoria de qualidade de vida no e do
planeta. Essa agenda é chamada 21 por que vivemos neste século. Na Rio+20, o documento
em questão, foi avaliado e infelizmente pouco foi feito para preservação e
sustentabilidade de nossas ações e produtos.
Jovens, crianças, adultos e idosos estão preocupados com a situação
atual da natureza e entendem que devem agir para diminuir nossos impactos
ambientais. Para atuar de forma significativa
é necessário diálogo, estudo, interdisciplinariedade, contextualização
das diferentes realidades (local, regional, e planetária). Também para elaborar
um plano de sistematização crítico e investigativo, como é o caso da agenda 21 é necessária uma proposta
que explicite contradições, respeite diferentes visões e percepções. É crucial
trabalhar em rede. “Mas não dá para atirar para tudo quanto é lado”, é fundamental
focar em ações mais emergentes.
O principal objetivo da agenda 21 é estabelecer diálogo entre os
cidadãos que possuem diferentes saberes e fundamentalmente seu plano de ação é
baseado nos sonhos que todos temos para um mundo mais humano, crítico, com
controle social consciente, eficiente e responsável dos seus direitos e
deveres.
Mas para cada sonho existe uma pedra no caminho. Para cada realidade é
necessário um plano de ação, onde deverá haver a aplicação dos conhecimentos
formais e não-formais aprendidos durante a vida com nossa família, amigos,
professores e vizinhos.
Na escola, o currículo deve ser construído com a compreensão de que os
educadores possuem para cada situação diferentes relações, que se estabelecem
com os diferentes problemas na comunidade, na escola, na sala de aula, com seus
colegas, equipe diretiva, família e alunos...enfim com o meio ambiente.
Encontradas soluções, chega a hora de aplicar o conhecimento adquirido.
No currículo dinâmico da nossa vida as aprendizagens são sucessivas, muitas
vezes repetitivas e até retrógradas.
Mas se o planejamento for flexível, compreensivo para com as limitações
humanas o sucesso é garantido. Bons
agendamentos de sucessos para você!
" Na natureza nada se perde, tudo se recicla, se transforma e torna a viver nos ecossistemas. Pense nisso!
Faça sua parte, por menor que esta "parte" possa parecer é melhor agir do que não fazer nada! "Débora Machry
Faça sua parte, por menor que esta "parte" possa parecer é melhor agir do que não fazer nada! "Débora Machry
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