sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Entrevista da Feevale sobre nossa agenda 21 na escola

O endereço é:http://www.youtube.com/watch?v=i7JDhRkkoBQ&list=UUjMbLpXQDFG8jsZ0Myo1OuQ&index=146&feature=plcp, ambiente em foco. É a entrevista da Feevale sobre nossa agenda 21 na escola, Débora cristina schilling machry e seus alunos sobre o Projeto Fiel ao Resíduo Sólido. 

" Na natureza nada se perde, tudo se recicla, se transforma e torna a viver nos ecossistemas. Pense nisso!
 Faça sua parte, por menor que esta "parte" possa parecer é melhor agir do que não fazer nada! "Débora Machry


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atividades

Por Marisa Braga*
EMEF VILA SOUZA

Atividade feita com alunos da EMEF Vila Souza também explicando sobre a coleta seletiva que naquele bairro o lado esquerdo da RS 240 no Rincão do Cascalho ocorre na terça-feira. E assim eu como representante da educação ambiental no nosso setor tenho ido em diversas escolas do município falar sobre o assunto.


Alunos da EMEF Vila Souza

AS MALETAS MÁGICAS

AS MALETAS MÁGICAS é uma brincadeira que tenho desenvolvido com as crianças durante a palestra. Eu desafio as crianças adivinharem o que tem ali dentro. Elas ficas curiosas! Então eu explico que ali dentro tem "lixo" ( que durante a palestra eu já expliquei que na verdade lixo não existe -é resíduo) e que não estão cheirando mal as minhas maletas. Então, antes de abrir eu passo um por um para que cheirem-nas. Eles concordam que não tem mau cheiro. Então eu abro uma e explico que desde março eu carrego ali dentro os mesmos resíduos que coletei com o objetivo de fazer este desafio: coletar LIXO SECO para destinar à coleta seletiva e provar que se bem armazenado, acondiconado o resíduo não apodrece e continua em bom estado para que os catadores tenham um melhor aproveitamento da matéria-prima para comercialização. As maletas são feitas de papelão sendo que eu explico sobre essa reutilziação de material também. É um trabalho que chama a atenção da crianças e professoras e tem dado bom retorno.

Crianças brincando com o projeto As Maletas Mágicas

SENSIBILIZAÇÃO

Sensibilização é uma atividade que faço com as professoras, comunidade e grupos em geral  que acredito ser a que mais dá resultado: ir na Usina de reciclagem do lixo da cidade de Portão. Inicialmente as pessoas ficam chocadas e enjoadas com a visão e o cheiro que presenciam, em seguida ficam compadecidas com as pessoas que trabalham lá, a seguir ficam revoltadas com as condições de trabalho destes catadores, em seguida ficam com raiva das pessoas que não separam o lixo.... e assim um infinito de sentimentos. Acredito que esta reflexão faz mudar  a atitude de quem não cultivava o hábito da separação dos resíduos  em seu dia a dia. A partir do momento em que as pessoas visitam aquele espaço elas não tem mais coragem de jogar qualquer coisa fora, começam a refletir sobre o consumo e o que fazer com os objetos que não querem mais, para onde vai tudo isso e o que fazer para que o catador tenha melhor condição de trabalho, entre outras coisas.

Atividade Sensibilização

*Interlocutora e Coletivo Educador de Portão 

Sensibilização

Por Marisa Braga*

A sensibilização ocorre a partir da visitação ao Centro de Triagem de Resíduos de Portão por professores/as, alunos/as e comunidade, sendo uma maneira concreta de atingir o objetivo para a mudança de hábito. Digo isto através do meu depoimento pessoal, porque eu professora e atualmente trabalhando diretamente com educação ambiental só me sensibilizei e refleti a respeito do meu "lixo" doméstico quando fui a primeira num "lixão", muitos anos atrás. Nunca mais tive coragem de colocar qualquer coisa na lixeira sem pensar que pessoas - catadores - em algum momento iriam mexer ali e ver o conteúdo, com aquela impressão de que eles poderiam associá-lo à minha pessoa.  Atualmente não temos mais lixão, é um centro de triagem e tem um grupo de catadores em forma de associação que realizam a separação e comercialização da matéria prima.


A palavra-chave pra mim é SENSIBILIZAÇÃO porque percebo as sensações das pessoas ao verem o volume de resíduos do centro de triagem e são estas sensações que fazem a mudança de hábitos. Inicialmente as pessoas ficam chocadas e enjoadas com a visão e o cheiro que presenciam, em seguida ficam compadecidas com as pessoas que trabalham lá, a seguir ficam revoltadas com as condições de trabalho destes catadores, em seguida ficam com raiva das pessoas que não separam o lixo, logo após demonstram ânimo e querem fazer algo.... E assim um infinito de sentimentos.


 Acredito que esta reflexão faz mudar a atitude de quem não cultivava o hábito da separação dos resíduos em seu dia a dia. A partir do momento em que as pessoas visitam aquele espaço elas não tem mais coragem de jogar qualquer coisa fora, começam a refletir sobre o consumo e o que fazer com os objetos que não querem mais, para onde vão e o que fazer para que o catador tenha melhor condição de trabalho!  A sensibilização é o caminho mais próximo para conseguir atingir os objetivos da educação ambiental. As imagens que acompanham este texto são de visitas que fizemos com professoras; outra de formação dos nossos catadores da Usina de Portão e outra de uma exposição que fizemos na Mostra Pedagógica de um ambiente montado sdó com móveis e utensílios que foram postos no "lixo".


*Responsável pela Educação Ambiental da Sec. de Meio Ambiente/Portão

REUNIÃO PEDAGÓGICA NA EMEI MEU CANTINHO


Estamos fazendo o trabalho de educação ambiental na cidade de Portão conforme ocorre a implantação de cada etapa da COLETA SELETIVA nos bairros. A EMEI MEU CANTINHO fez reunião pedagógica com seu quadro de professores e direção no último sábado dia 11 de agosto, na qual participamos levando o material educativo e informativo da Secretaria de Meio Ambiente, pois neste bairro Estação Portão a coleta iniciou recentemente e ocorre sempre nas quintas-feiras. Explicamos como foi realizado o projeto da coleta seletiva na cidade, a classificação dos resíduos entre   SECO e ORGÂNICO e o que conforme a política Nacional de Resíduos Sólidos 12.305/10 com a logística reversa resíduos como pneus, lâmpadas, pilhas e baterias devem voltar ao seu produtor.



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atividade AGENDA 21


Realizar uma conversa com a educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, de sensibilização com os colegas servidores públicos da Prefeitura Municipal de Portão, que trabalham no setor administrativo, a respeito da separação dos resíduos de seu ambiente de trabalho, mas estendo-se para sua vida diária com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, mas principalmente do planeta.
Utilizando como recurso a mensagem abaixo da história da tartaruga e com o uso do recurso didático pedagógico AS MALETAS MÁGICAS conversamos sobre a necessidade de aprendermos a separar os resíduos secos dos orgânicos. 






Ficou acertado que cada departamento providenciasse uma caixa coletora para folhas de rascunhos limpas e sem amassar. Que cada setor tivesse duas lixeiras sendo uma para o lixo seco e outra para o lixo orgânico. Ou que o lixo orgânico fosse concentrado num lugar só, como por exemplo, a cozinha do prédio.
Segundo os princípios da Agenda21 a Árvore dos sonhos do grupo seria o de conseguir que todos os colegas separassem os resíduos e se apropriassem desse hábito. Em contrapartida foram citadas quais eram AS PEDRAS NO CAMINHO como, por exemplo, mudar o hábito, ter lixeiras de cores separadas ou como os garis iriam saber qual seria o lixo seco na lixeira coletiva dos fundos da prefeitura?
Assim consideramos que esta atividade está apenas iniciando, que deve ter a colaboração de todos e que os encarregados de cada setor deve fiscalizar, bem como terá um acompanhamento da educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente Marisa Braga.