segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atividades

Por Marisa Braga*
EMEF VILA SOUZA

Atividade feita com alunos da EMEF Vila Souza também explicando sobre a coleta seletiva que naquele bairro o lado esquerdo da RS 240 no Rincão do Cascalho ocorre na terça-feira. E assim eu como representante da educação ambiental no nosso setor tenho ido em diversas escolas do município falar sobre o assunto.


Alunos da EMEF Vila Souza

AS MALETAS MÁGICAS

AS MALETAS MÁGICAS é uma brincadeira que tenho desenvolvido com as crianças durante a palestra. Eu desafio as crianças adivinharem o que tem ali dentro. Elas ficas curiosas! Então eu explico que ali dentro tem "lixo" ( que durante a palestra eu já expliquei que na verdade lixo não existe -é resíduo) e que não estão cheirando mal as minhas maletas. Então, antes de abrir eu passo um por um para que cheirem-nas. Eles concordam que não tem mau cheiro. Então eu abro uma e explico que desde março eu carrego ali dentro os mesmos resíduos que coletei com o objetivo de fazer este desafio: coletar LIXO SECO para destinar à coleta seletiva e provar que se bem armazenado, acondiconado o resíduo não apodrece e continua em bom estado para que os catadores tenham um melhor aproveitamento da matéria-prima para comercialização. As maletas são feitas de papelão sendo que eu explico sobre essa reutilziação de material também. É um trabalho que chama a atenção da crianças e professoras e tem dado bom retorno.

Crianças brincando com o projeto As Maletas Mágicas

SENSIBILIZAÇÃO

Sensibilização é uma atividade que faço com as professoras, comunidade e grupos em geral  que acredito ser a que mais dá resultado: ir na Usina de reciclagem do lixo da cidade de Portão. Inicialmente as pessoas ficam chocadas e enjoadas com a visão e o cheiro que presenciam, em seguida ficam compadecidas com as pessoas que trabalham lá, a seguir ficam revoltadas com as condições de trabalho destes catadores, em seguida ficam com raiva das pessoas que não separam o lixo.... e assim um infinito de sentimentos. Acredito que esta reflexão faz mudar  a atitude de quem não cultivava o hábito da separação dos resíduos  em seu dia a dia. A partir do momento em que as pessoas visitam aquele espaço elas não tem mais coragem de jogar qualquer coisa fora, começam a refletir sobre o consumo e o que fazer com os objetos que não querem mais, para onde vai tudo isso e o que fazer para que o catador tenha melhor condição de trabalho, entre outras coisas.

Atividade Sensibilização

*Interlocutora e Coletivo Educador de Portão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário