Por Marisa Braga*
A sensibilização ocorre a partir da visitação ao Centro de Triagem de Resíduos de Portão por professores/as, alunos/as e comunidade, sendo uma maneira concreta de atingir o objetivo para a mudança de hábito. Digo isto através do meu depoimento pessoal, porque eu professora e atualmente trabalhando diretamente com educação ambiental só me sensibilizei e refleti a respeito do meu "lixo" doméstico quando fui a primeira num "lixão", muitos anos atrás. Nunca mais tive coragem de colocar qualquer coisa na lixeira sem pensar que pessoas - catadores - em algum momento iriam mexer ali e ver o conteúdo, com aquela impressão de que eles poderiam associá-lo à minha pessoa. Atualmente não temos mais lixão, é um centro de triagem e tem um grupo de catadores em forma de associação que realizam a separação e comercialização da matéria prima.
A palavra-chave pra mim é SENSIBILIZAÇÃO porque percebo as sensações das pessoas ao verem o volume de resíduos do centro de triagem e são estas sensações que fazem a mudança de hábitos. Inicialmente as pessoas ficam chocadas e enjoadas com a visão e o cheiro que presenciam, em seguida ficam compadecidas com as pessoas que trabalham lá, a seguir ficam revoltadas com as condições de trabalho destes catadores, em seguida ficam com raiva das pessoas que não separam o lixo, logo após demonstram ânimo e querem fazer algo.... E assim um infinito de sentimentos.
Acredito que esta reflexão faz mudar a atitude de quem não cultivava o hábito da separação dos resíduos em seu dia a dia. A partir do momento em que as pessoas visitam aquele espaço elas não tem mais coragem de jogar qualquer coisa fora, começam a refletir sobre o consumo e o que fazer com os objetos que não querem mais, para onde vão e o que fazer para que o catador tenha melhor condição de trabalho! A sensibilização é o caminho mais próximo para conseguir atingir os objetivos da educação ambiental. As imagens que acompanham este texto são de visitas que fizemos com professoras; outra de formação dos nossos catadores da Usina de Portão e outra de uma exposição que fizemos na Mostra Pedagógica de um ambiente montado sdó com móveis e utensílios que foram postos no "lixo".
*Responsável pela Educação Ambiental da Sec. de Meio Ambiente/Portão
Nenhum comentário:
Postar um comentário